Compartilhar

Tribo São Judas Archdaily

Tribo São Judas Archdaily

A casa como concepção de espaço vem, através dos tempos, representando a cultura e o modo de vida de seus usuários. Com isso a extrema compartimentação é um modo de projeto que vem sendo abolida, referenciando-se cada vez mais com os anseios e demandas contemporâneos.

Hoje, espaços mais fluidos e integrados, que possibilitem maior convivência entre os moradores e seus visitantes se mostram mais condizentes com o “morar contemporâneo”. Assim foi pensado o edifício Tribo São Judas, desde os espaços sociais coletivos totalmente conectados, possibilitando grande amplitude visual e maior convívio, até o desenho de seus espaços privativos.

Este projeto para um edifício residencial de 32 unidades, localizado perto do metrô São Judas (zona sul da capital paulista) fez parte de um empreendimento que tentou fugir das recorrências do mercado imobiliário e apresenta soluções e materiais incomuns.

Localizado em um terreno de 800 m² em uma área eminentemente residencial, composta em sua maioria por pequenas casas e vilas, o edifício teve que apresentar uma volumetria diferenciada para que se adequasse a normas legais do plano diretor estratégico da época. Devido a este zoneamento dois volumes com características semelhantes e volumetrias distintas foram pensados. Por uma restrição de gabarito por causa das vilas de casas existentes na porção posterior do terreno a altura do bloco dos fundos se limitou a 15 metros.

Estes blocos são conectados por um terceiro volume, mais alto, onde se encontra toda a circulação vertical do edifício.  O bloco mais alto, que comporta 2 unidades de 2 dormitórios por andar, dispostos em seus 8 pavimentos, instiga os pedestres da rua onde o prédio está localizado. Sua fachada apresenta movimento constante pelas cores e venezianas existentes, assim como a escala da própria construção que se mostra mais aprazível a quem a vê. O bloco posterior possui 4 pavimentos e sua planta contêm duas unidades de 2 dormitórios e 2 de 1 dormitório. Desta maneira procurou-se atender uma demanda de mercado, visto que o número de pessoas que moram sozinhas cresce no mundo inteiro.

No pavimento térreo encontra-se o salão de festas, academia, piscina e sauna. Complementando as áreas de lazer dedicadas aos moradores e visitantes do edifício Tribo São Judas foi criado um grande terraço na cobertura do bloco posterior, onde há churrasqueira, jardins e sanitários.

Neste espaço, aproveitando a grande empena cega gerada pelo bloco de circulação vertical desenvolvemos um grande painel gráfico com inspiração na “pixel art” e que brinca com a paleta de cores escolhida para o projeto. Tanto o painel, como a programação visual do empreendimento foi idealizado conjuntamente com o projeto arquitetônico.

O resultado geral é um edifício que se destaca na paisagem e entrega diversos equipamentos que contribuem tanto para a qualidade vida de seus moradores, quanto para a cidade.

Arquitetos Onze arquitetura
Sinalização e Painel Disco Design
Paisagismo Marcelo Kubo
Interiores Márcia Brunello
Fotografias Pedro Mascaro, Nathalie Artaxo

https://www.archdaily.com.br/br/879497/edificio-tribo-sao-judas-onze-arquitetura

Compartilhar Post: